Leave a comment

O que é um Servidor VPS? Quais os melhores existentes/

O que é um Servidor VPS?

Um Servidor VPS (Private Virtual Server) trata-se de um servidor virtual para que você possa executar o que precisar. Este tipo de servidor normalmente é criado em instancias Virtualizadas de um servidor físico.

Um Servidor VPS tem como característica marcante ser independente de outros servidores VPS, mesmo estando rodando no mesmo Hardware.

No vídeo abaixo você encontra uma definição bem bacana quanto a VPS, na qual recomendo que assista.

Mas antes gostaria de indicar um site que possui uma página com os melhores serviços VPS existentes no mercado: http://hospedagemdesites.wiki.br/vps

 

 

Porque contratar um VPS?

Diferente da Hospedagem compartilhada, o Servidor VPS não sofre influência de outros sites e serviços que estejam hospedados no mesmo Hardware.

Isso porque cada instância de um VPS possui um sistema operacional próprio e uma quantidade de recursos físicos alocados para ele. Ou seja, cada instância que estiver no mesmo servidor tem recursos alocados independente de estarem usando ou não.

Por exemplo, se sua instância possui 1 GB de memória e 1 Core de processador e você não esta utilizando, estes recursos irão ficar parados sem que outras instâncias consigam utilizar.

Um VPS é recomendado quando um site ou blog é voltado a negócios e precisa de um desempenho constantemente, sem sofrer com sobrecarga de servidores. Além disso os recursos de uma VPS são redimensionáveis, basta você contratar um plano maior que a quantidade de recursos que estão alocados a sua VPS são aumentados.

Estas são apenas algumas das vantagens do VPS.

Um outro aspecto muito importante é que ao contratar o servidor VPS você pode escolher o sistema operacional que será instalado. Assim você escolhe um VPS em Windows e também escolhe a versão do Linux caso seja essa a sua opção.

Outro ponto importante é que um VPS você pode instalar ou não recursos como o Cpanel, pois embora seja útil o Cpanel consome recursos de seu hardware. Este é um dos motivos que fazem que uma hospedagem compartilhada tenha desempenho menor que um VPS mesmo com as mesmas configurações de hardware.

 

Porque migrar para um Virtual Private Server?

Existem todas as razões acima para você migrar, mas posso te contar porque resolvi mudar recentemente.

Eu sou da área de Internet Marketing e possuo diversos sites e blogs. Já trabalhei com Revenda de Hospedagem, Hosts Compartilhados e outros modelos.

Porém no ultimo tempo o custo para manter as hospedagens de todos os meus sites estavam muito alto e o desempenho muito ruim.

Boa parte dos meus websites tinham problema de ficarem fora do ar durante os momentos de pico de tráfego.

Com isso resolvi tomar a decisão de contratar uma instância de um VPS (ou Droplet) e migrar todos meus websites e blogs.

Logo de cara notei que o desempenho dos websites ficaram muito melhor, além é claro que economizar uma quantidade muito grande de dinheiro.

Com o tempo fui percebendo que alguns destes websites começaram a ter melhor desempenho no mecanismo de busca Google. Acredito que deve-se ao fato do aumento de desempenho e estabilidade de minhas páginas.

Acredito que um Servidor VPS é uma das melhores opções para hospedagem.

Espero que as dicas ajudem.

Sucesso!

 

Leave a comment

3 Formas de evitar que um site seja invadido

Evitar que um Site seja invadido

Ter um site invadido pode representar prejuízo muito grande para seu negócio, especialmente se ele for focado em vendas.

Ficar fora do ar pode representar perda do tráfego durante o período mas também perda de posicionamento no Google. Isso pode representar um prejuízo muito maior do que somente o rendimento do site durante o período em que o mesmo estiver invadido.

Hackers aproveitam qualquer falha de segurança para conseguir acesso a seu servidor e fazerem o que bem entenderem.

Neste artigo vou te ensinar algumas estratégias para evitar este tipo de invasão / ataque.

Antes de continuar, recomendo ler este artigo por ser muito completo a Respeito de Cloud Server: http://hospedagemdesites.wiki.br/cloud-server

Fui Hackeado

 

Mas qual a finalidade do Hacker?

Existem várias finalidades que um Hacker realiza a invasão de um site. Normalmente ele esta em busca de algum benefício próprio.

O mais comum ultimamente tem sido para que o Hacker consiga criar algumas páginas de vendas dentro de seu site.

Ele cria as páginas no seu servidor e começa a criar um link building para estas páginas com ferramentas automatizadas. O objetivo dele é posicionar estas páginas no Google e começar a realizar vendas de produtos dentro do seu site.

Outros hackers injetam scripts em seu servidor para que os mesmos sejam executados quando alguém acessar seu site.

Existem inúmeras finalidades na qual um hacker pode invadir o seu site, mas todas elas trará algum tipo de prejuízo para seu negócio.

 

O que fazer para evitar uma invasão?

Existem alguns procedimentos que podemos tomar para evitar que um hacker invada nossas páginas.

Dentre os principais eu destacaria:

  • Escolha do Serviço de Hospedagem: Existem alguns serviços de hospedagem que oferecem melhor segurança do que outros. Algumas empresas de nome que oferecem hospedagem de sites dificilmente tem algum caso de invasão dentre seus clientes, o que mostra que se preocupam em fechar todas as possibilidades de invasão. Então se você possui um site na qual é sua fonte de renda, você deve se preocupar em estar com um serviço que ofereça boa segurança;
  • Limit Login Attempts: Uma das formas de invasão mais comuns são softwares de geração de senhas e tentativas de login. A maior parte dos sites que encontram-se na internet são WordPress. Dessa forma, Hackers utilizam programas para ficar tentando fazer login na url www.nomedoseusite.com/wp-admin com usuário admin. Estes softwares vão testando várias combinações de senha até conseguirem encontrar uma que tenha sucesso. Para resolver este problema, existe o Plugin Limit Login Attempts, na qual ele bloqueia quando um usuário ou programa tenta realizar logins consecutivos sem sucesso;
  • Certificado SSL: Uma outra forma de melhorar a segurança do seu website é utilizar o certificado SSL. Este certificado funciona com uma criptografia dos dados para serem transmitidos do servidor até o computador de quem fez a solicitação. Isso evita que os dados sejam interceptados e interpretados por algum hacker. A maioria dos certificados SSL oferecem garantias, mas são pagos. Porém existe já um certificado SSL sem garantia na qual tem sua utilização / instalação gratuita;

 

É muito importante se preocupar com a segurança do seu blog ou website. Não esqueça também de garantir que seu backup esteja sendo executado de forma correta.

Boa sorte e sucesso!