Leave a comment

O que é um Servidor VPS? Quais os melhores existentes/

O que é um Servidor VPS?

Um Servidor VPS (Private Virtual Server) trata-se de um servidor virtual para que você possa executar o que precisar. Este tipo de servidor normalmente é criado em instancias Virtualizadas de um servidor físico.

Um Servidor VPS tem como característica marcante ser independente de outros servidores VPS, mesmo estando rodando no mesmo Hardware.

No vídeo abaixo você encontra uma definição bem bacana quanto a VPS, na qual recomendo que assista.

Mas antes gostaria de indicar um site que possui uma página com os melhores serviços VPS existentes no mercado: http://hospedagemdesites.wiki.br/vps

 

 

Porque contratar um VPS?

Diferente da Hospedagem compartilhada, o Servidor VPS não sofre influência de outros sites e serviços que estejam hospedados no mesmo Hardware.

Isso porque cada instância de um VPS possui um sistema operacional próprio e uma quantidade de recursos físicos alocados para ele. Ou seja, cada instância que estiver no mesmo servidor tem recursos alocados independente de estarem usando ou não.

Por exemplo, se sua instância possui 1 GB de memória e 1 Core de processador e você não esta utilizando, estes recursos irão ficar parados sem que outras instâncias consigam utilizar.

Um VPS é recomendado quando um site ou blog é voltado a negócios e precisa de um desempenho constantemente, sem sofrer com sobrecarga de servidores. Além disso os recursos de uma VPS são redimensionáveis, basta você contratar um plano maior que a quantidade de recursos que estão alocados a sua VPS são aumentados.

Estas são apenas algumas das vantagens do VPS.

Um outro aspecto muito importante é que ao contratar o servidor VPS você pode escolher o sistema operacional que será instalado. Assim você escolhe um VPS em Windows e também escolhe a versão do Linux caso seja essa a sua opção.

Outro ponto importante é que um VPS você pode instalar ou não recursos como o Cpanel, pois embora seja útil o Cpanel consome recursos de seu hardware. Este é um dos motivos que fazem que uma hospedagem compartilhada tenha desempenho menor que um VPS mesmo com as mesmas configurações de hardware.

 

Porque migrar para um Virtual Private Server?

Existem todas as razões acima para você migrar, mas posso te contar porque resolvi mudar recentemente.

Eu sou da área de Internet Marketing e possuo diversos sites e blogs. Já trabalhei com Revenda de Hospedagem, Hosts Compartilhados e outros modelos.

Porém no ultimo tempo o custo para manter as hospedagens de todos os meus sites estavam muito alto e o desempenho muito ruim.

Boa parte dos meus websites tinham problema de ficarem fora do ar durante os momentos de pico de tráfego.

Com isso resolvi tomar a decisão de contratar uma instância de um VPS (ou Droplet) e migrar todos meus websites e blogs.

Logo de cara notei que o desempenho dos websites ficaram muito melhor, além é claro que economizar uma quantidade muito grande de dinheiro.

Com o tempo fui percebendo que alguns destes websites começaram a ter melhor desempenho no mecanismo de busca Google. Acredito que deve-se ao fato do aumento de desempenho e estabilidade de minhas páginas.

Acredito que um Servidor VPS é uma das melhores opções para hospedagem.

Espero que as dicas ajudem.

Sucesso!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *